sobre a importância da cor

A cor suscita emoções, evoca atmosferas, influencia o nosso estado de espírito, confere e define a alma dos espaços.

A sua aplicação está pois para além de uma capacidade técnica.

Uma aplicação criteriosa da cor define espaços, valoriza elementos, cria atmosferas.

Quando confrontados com uma intervenção com um custo de obra muito controlado, a aplicação da cor é muitas vezes o elemento chave e diferenciador seleccionado.

Quer seja um apontamento singular ou um jogo geométrico de cores, a sua seleção passa, numa primeira fase, por uma reflexão sobre o ambiente pretendido.

É um espaço de permanência ou de passagem? Pretende-se um ambiente descontraído, relaxante ou ambiente enérgico e motivador de ações? São algumas das questões que servem de base à tonalidade ou jogo de tonalidades a aplicar.

A aplicação da cor não se esgota na pintura de paredes ou elementos singulares, pode simplesmente consistir na escolha de materiais e objetos com cor.

No projeto do Restaurante Batata Doce, na Lapa, em Lisboa, a aplicação da cor foi preponderante para a caracterização e diferenciação dos diferentes espaços: cores fortes e enérgicas na sala de refeições, cor neutra na transiçao para a zona de serviço, assumindo um elemento estrutural existente, identificação do volume da instalação sanitária onde a introdução de cor ocorreu em todo o interior (paredes tetos e pavimento) com uma quarta cor diferenciadora, aplicada em duas tonalidades.

IMG_1630

Outro tipo de aplicação é a introdução de jogos geométricos. Num apartamento para alojamento local em Alfama a cor surje como um elemento diferenciador e dinamizador do mesmo.

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Anúncios